Português (Brasil)English (United Kingdom)

Bola de Vôlei com Chip

  • PDF
  • Print
  • E-mail
There are no translations available.

bola-volei-chipA CBV lança bola com chip para Superliga de vôlei.
As Superligas mal terminaram e  a maior novidade para a próxima temporada já veio à tona… a bola com chip, que apontará aos árbitros se bateu dentro ou fora da quadra, foi apresentada nesta quinta-feira.

O equipamento instalado no interior da bola enviará informações para antenas e câmeras logo após o lance. O juiz receberá em um palm top a imagem ou sinais coloridos, verde para dentro e vermelho para fora da quadra.  Os torcedores nos ginásios tirarão suas dúvidas em telões, porém, o aparato pode trazer custos às equipes.

O juiz vai decidir se quer seguir aquela indicação. Se ele achar que não quer acatar, será uma arbitrariedade, mas ele poderá fazer isso, porque é a autoridade máxima do jogo, explicou o presidente da CBV, Ary Graça.

A Penalty e a 3RCorp trabalharam por quatros anos pela inovação no vôlei. A bateria do chip dura por seis horas e pode ser recarregado em um processo semelhante ao do enchimento da bola com uma bomba de ar. Não há peso adicional à bola e nem danos ao sistema tecnológico por conta das pancadas dos jogadores.

A data de estreia oficial da bola só será estabelecida após um acordo entre CBV, Penalty e Sportv, detentora dos direitos de exibição. A expectativa de Ary Graça é que ela seja usada no maior número de jogos possíveis, aumentando a audiência do esporte, no  entanto, o aparato custa R$100 mil e a operação mais R$30 mil por partida, e tanto a entidade como a fornecedora de materiais esportivos sabem que os clubes não pretendem arcar com o valor.

“Eu sou pequenininho para negociar com a Globo. Depende da Penalty. Nós esperamos que na Superliga todos os jogos de TV contem com a tecnologia”

… sinalizou Ary Graça.

Read more: Bola de Vôlei com Chip